– por Allan Kardec Pereira

É bem evidente o paralelo entre Copie Conforme e o cinema de Richard Linklater, especialmente com o belo Before Sunrise. Um casal dialóga em quanto caminha por ruas de uma cidade que respira história, ambos são estrangeiros aquele lugar, o diretor também o é, enfim. Entretanto, essa guinada na carreira do respeitado diretor iraniano Abbas Kiarostami tenciona guardar maiores parentescos com outra obra-prima do cinema, a saber, Viaggio in Italia, de Roberto Rossellini.

Cópia Fiel, especialmente como em Viagem à Itália, lança questões maiores que o próprio romance do casal, na medida em que propõe-se pensar acerca da validade de uma cópia de arte “autenticada”, o que pela voz de um dos personagens, vai depender do seu contexto. Assim o sendo, refere-se a pop-art, onde a imagem da Coca-Cola se reinventa e passa a ser vista como arte.

Entretanto, e isso parece ser uma tendência recente no cinema, o filme é dividido em fragmentos. A primeira parte é, então, pura encenação, e a guinada que Kiarostami desenvolve na trama no seu segundo momento revela o quão o objetivo do diretor é criar um jogo onde apenas a ficção comanda, onde a verdade não somente é incerta, como é encenada, é falsa, é uma cópia perfeita de algo.

E é nesse momento, com a trama da mulher que não entende a frieza do marido, a que este argumenta ela que ela insiste em acreditar que o amor entre as pessoas terá sempre a mesma intensidade, mesmo depois de 15 anos de casados, que o filme ganha ainda mais força. Filme de amor por excelência. Amor de embates. E como tudo ali opera no campo da farsa, não sabemos se o marido ama a mulher; se essa é essencialmente ciumenta. Nesse  sentido, o jogo que o diretor opera um processo de “cópia fiel” da realidade presente em diversos momentos do filme por meio dos espelhos, realidade dos filmes de amor, no caso. Filmes onde o tempo é sempre uma constante a atuar na vida das pessoas, onde o tempo que passa  é aquele que acumulou um desentendimento entre as pessoas, ou pior, tempo que pode afastá-las.

5/5

Ficha Técnica: Copie Conforme – França, Irã, Itália, 2010. Dir. Abbas Kiarostami. Elenco: Juliette Binoche, William Shimmel,  Adrian Moore, Jean-Claude Carrière.

Anúncios