– Guilherme Bakunin

O Jarmusch costuma mesmo sempre trabalhar com esses personagens meio alheios a qualquer coisa desinsteressante que acontece em volta deles, tantando aproveitar a vida pacata ao máximo e fracassando piedosamente nisso. Sobre Café e Cigarros  parece, nesse caso, ser uma espécie de síntase sobre o trabalho do seu diretor, onde as pessoas não sabem bem o que dizer umas pras outras e por isso ficam ali, tomando um café e fumando um cigarro, na esperança que aquele tempo passe mais rápido por causa disso.

Sob essa análise, a gente pode pegar alguns dos segmentos do filme: Somewhere in California, do Iggy Pop e do Tom Waits; Cousins, da Cate Blanchett (mulher perfeita, vamo combinar); No Problem, do Alex Descas e do Isaach De Bankolé; Renée, da Renee French; Cousins?, do Alfred Molina e do Steeve Cogan (melhor dos segmentos, provavelmente); e com algum esforço, Jack Shows Meg His Tesla Coil, dos White Stripes. Esses curtas são pautados por silêncios desconfortáveis, pela inabilidade de conexão entre duas pessoas, que supostamente deveriam ter assuntos em comum, deveriam ser próximas. Ou as vezes são, mas é simplesmente irritante ter sempre alguma coisa pra dizer. Essa falta de link entre dois indivíduos é interpretada entre os personagens dos curtas das mais diversas formas, gerando afastamento (Cousins), depressão (No Problem), dissensão (Somewhere in California), vergonha alheia (Cousins?) e, nada (Jacks Shows Meg…).

Acho que, de uma maneira bem geral (e rasa), esse é o grande lance de Sobre Café e Cigarros: trazer o desconforto das relações sociais projetadas num período de quase vinte anos pelo diretor (o primeiro dos curtas foi feito na década de oitenta; o último, em 2002), mostrando, ao mesmo tempo, quão convidativas essas relações podem ser (o curta dos rappers e do Mulray, ou aquele do Buscemi) e quão perpétuas eles podem se tornar (o último). É um trabalho simples, mas de estética impressionante, de boa fotografia, de bom som e de boa qualidade.

4/5

Ficha técnica: Sobre Café e Cigarros (Coffee and Cigarettes) – 2003, EUA. Dir.: Jim Jarmusch. Elenco: Roberto Benigni, Steven Wright, Joie Lee, Cinqué Lee, Steve Buscemi, Iggy Pop, Tom Waits, Vinny Vella, Joseph Rigano, Renee French, Cate Blanchett.

Anúncios