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Tenebre (Dario Argento, 1982)

por Bernardo Brum

Na pele do escritor protagonista Peter Neal e do assassino cuja face só iremos ver na última cena, Argento põe em choque duas forças primordialmente opostas, e talvez justamente por isso, tão facilmente confudidas (a velha história dos dois lados da mesma moeda): a criação e a destruição. Pulsões de sexo e morte são jogadas na cara do espectador o tempo todo por meio de assassinatos encenados com uma obsessão ritualística não vista nem nos filmes anteriores do próprio Dario. Concentrar, de uma vez só, algoz, vítima, diretor e espectador através da câmera: Tenebre é, portanto, o grande exercício de metalinguagem de Dario Argento.

O interesse vem obviamente do fato de Dario filmar e problematizar a metalinguística do assassinato. E  o diretor utilaiza-se justamente de nosso interesse para, por mais de uma vez, nos levar da culpa ao êxtase – e vice-versa. Para tanto, sacrifica a sua principal busca – o simples whodunit, solucionado através de uma reconstituição de imagem, para então, no clímax do filme obter a imagem mais poderosa de todas – para chegar ao mesmo caminho. O roteiro de Tenebre é tão importante quanto a estilização de Argento, fazendo o refinamento constante de temas em comum dar um passo além. Uma atitude inteligente: você poderia achar que não havia mais para onde crescer depois de Prelúdio Para Matar e Suspiria, mas Argento insistiu em criar uma terceira via.

É isso que faz Tenebre ser um filme concentrado não no mistério do whodunit, mas no desenrolar dos fatos, onde o protagonista não tem a mínima curiosidade e não faz as vezes de detetive. Apenas atua como testemunha, suspeito, culpado, espectador. Aquele que investiga o mistério não é mais a figura principal – está em pé de igualdade com várias outras.. As partes envolvidas vão encarar um autêntico jogo de gato e rato – ou uma sinuca de bico, como preferir. Cada vez mais envolvido nos crimes que antes só existiam no plano das suas idéias, em forma de livros, Peter Neal tenta investigar quem suja sua reputação e ameaça sua vida por conta própria o que, é claro, só poderiam resultar em mortes. Mortes estas com doses extras de brutalidade; Argento não teve nenhuma sutileza e lançou mão de um hipergrafismo intenso até para quem já teve a proeza de filmar algumas das sequências mais impressionantes e/ou angustiantes do cinema fantástico italiano.

A forma que o realizador quis estreitar as relações entre criador, criatura e receptor configura algum dos momentos mais inacreditáveis do cinema – onde Dario, ao utilizar uma câmera subjetiva à espreita que passa a se movimentar com a liberdade de uma objetiva, dissipa quaisquer fronteiras técnicas e dramatúrgicas – o espectador é quem está matando, e a câmera que persegue duas mulheres é um grande ciborgue, onde a impulsão e o desejo se misturam ao meio. Nem terceira nem primeira pessoa. Um assassino-câmera.

Esse assassino inacessível e onipresente aparece e desaparece com rapidez incrível. Suspeitos caem feito moscas. Muitas vezes o roteiro dá muitas pistas sobre um determinado sujeito que irá morrer alguns minutos depois. E isso leva ao clímax do filme, onde a herança maldita é assumida – Peter deixa de contemplar os crimes que escreveu para cometê-los, fazendo-se ativo, transgredindo a posição de espectador e fazendo às vezes de autor.

É a chave para fazermos o mesmo: em dez minutos, irá ocorrer uma matança generalizada e completamente ensandecida – mais uma vez, há de se relaxar e gozar: nós pedimos por isso. O que não contamos é com uma força da natureza, o azar. Mais um assassino em potencial. Que desperta no minuto final do filme para destruir o criador, restando apenas a espectadora – que pasmem, mata por engano. Fecha-se, então, todo esse bestial conceito de Argento – se o espectador sobreviveu à criação e à destruição, ele é o grande culpado, o grande responsável. Que se chegou aqui, gostou disso, não adianta negar. A violência é inerente a cada um de nós, no final das contas. Resta apenas gritar de desespero, em um dos finais mais escabrosos e mesmerizantes do cinema em geral.

Uma estilização plástica e bruta para dissolver qualquer barreira entre prazer e dor, entre volúpia e sangue. Uma obra profundamente conceitual que analisou, antes de muita gente, o fascínio humano pela violência incontornável. Assim é o mundo retratado por Dario Argento. Assim é o mundo que ele compartilha com o espectador nessa obra. Lâmina, câmera e carne: eis Tenebre.

5/5

Ficha técnica: Tenebre (Tenebre) – 1982, Itália. Dir.: Dario Argento. Elenco: John Saxon, Daria Nicolodi, Ania Pieroni, Anthony Franciosa, Christian Borromeo, Mirella D’Angelo, Veronica Lario, Eva Robin’s

14 comentários em “Tenebre (Dario Argento, 1982)

  1. É aquilo né, o filme são as primeiras linhas narradas por Argento.

    “The impulse had become irresistible. There was only one answer to the fury that tortured him. And so he committed his first act of murder. He had broken the most deep-rooted taboo, and found not guilt, not anxiety or fear, but freedom. Any humiliation which stood in his way could be swept aside by the simple act of annihilation: Murder.”

    É um dos filmes de minha vida.
    E ele tem o final/a entrada de creditos finais mais genial de todas.

    1. E tem o final/a entrada de creditos finais mais genial de todas. [2]

      E a morte do assassino é a mais random que já vi num filme, HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.

  2. Apesar de “Suspiria” ainda estar acima de qualquer outro pra mim, esse é disparado o melhor trabalho do Argento. E bom cê frisar a questão do roteiro, nesse caso aqui tão forte quanto a tal estilização. Não resta muito mais pra se falar, o texto ficou bem completo e o filme é uma obra-prima foda pra caralho!

  3. Agora vamos a um momento de polêmica gratuita:

    Quando vejo essa maravilha chamada “Tenebre” fico desacreditando que o mesmo Argento foi responsável por aquela PORCARIA COMPLETA DE ONDE NADA SE SALVA do “Phenomena”.

  4. Phenomena é amor doente, amor a aquele tipo de coisa no filme. Enfim, eu amo aquilo tbm.

    Mas dizer que nada salva é muita força a barra. O inicio, ela sonambula e abraço da macaca…nada mais bruto(não lapidado) e belo.

    1. E o foda é que a melhor coisa do filme é a música do Iron Maiden, “Flash of The Blade” que, por coincidência, é a única faixa boa do “Powerslave”. Coisas assim me fazem pensar que o Argento fez aquela bosta toda de propósito. :B

  5. A cena de flash of the blade me fez gostar de iron maiden e achar idiota quem diz que metal não serve pra cinema. Me inspira muito ela.
    Phenomena é obraprima mals ae.

    1. A única coisa que Phenomena me inspirou foi uma bronha (Jennifer Connely dimenor toda melada de bosta de besouro – comprei o dvd só por essa cena, altas ereções até hoje)!

  6. “A única coisa que Phenomena me inspirou foi uma bronha (Jennifer Connely dimenor toda melada de bosta de besouro – comprei o dvd só por essa cena, altas ereções até hoje)!”

    AUHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUHA!

    CANNES EM CHOQUE!

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