Comentários

Os Amantes do Círculo Polar (Julio Medem, 1998)

amantescirculopolar5

– por Cauli Fernandes

Mais do que o diretor Julio Medem, quem rege Os Amantes do Círculo Polar é o tempo. Ele não oferece tempo para ninguém se admirar, aprisiona os personagens em acontecimentos avassaladores da vida, sem perdão. A cada fotograma lá está ele: medindo os passos, contabilizando as respirações, checando os vivos, mudando tudo a toda hora.

Entretanto, pelo menos uma coisa não muda: os nomes dos amantes. Otto, ao conversar com Ana pela primeira vez, diz que os nomes deles são palíndromos e nada é capaz de acabar com isso. E lá vai a história do mundo exterminar com o que as pobres crianças não têm controle: os pais um do outro se casam e eles, invariavelmente, se tornam meio-irmãos.

Mas o amor não obedece a regras, muito menos a estados civis. E, escondidos, eles abusam desse amor, fazem jogos entre si que aumenta a chance dos pais os flagrarem. Pois assim como a trajetória dos amantes, o filme também tem seu jogo, mudando constantemente de olhar, passando da maneira de ver de Ana para a de Otto, receber informações sigilosas de cada um e observar a paixão por uma perspectiva feminina e masculina.

Todavia, uma noite, Ana apresenta à Otto, em meio aquele turbilhão de sentimentos e segredos, o Círculo Polar, “onde o sol não desce no verão”. Um lugar onde o sol nunca se põe e este vilão tenebroso, esse maldito tempo, para e pode deixar quietos os humanos. A manhã eterna. Para sempre, se amar.

Algo acontece e as tensões familiares se acentuam. Otto e Ana se vão para longe um do outro. Não só eles, mas os pais também sofrem, todos se despedaçam na vida. Os desencontros acontecem e arrasam de esperança o nosso coração de espectador da dor.

Ah, e esse passado, ceifador de almas. Quer se repetir, quer se fazer de novo, para dar tudo certo outra vez, mas não deixa. Outras pessoas surgem, não dá para preciosas coincidências surgirem duas vezes.

Nada pode acontecer duas vezes. O tempo se entrecruza com o amor, com a vontade dos sentimentos de ser eterna, e despedaça. Feito jornal ao vento.

5/5

Ficha técnica: Os Amantes do Círculo Polar (Los amantes del Círculo Polar) – 1998, Espanha/França. Dir.: Julio Medem. Elenco: Fele Martínez, Najwa Nimri, Nancho Novo, Maru Valdivielso

2 comentários em “Os Amantes do Círculo Polar (Julio Medem, 1998)

Deixe um comentário